As encarnações de Bruce Lee nos games

 

bruce

 

Fala, galera!
Hoje escolhi falar sobre o nosso saudoso Bruce Lee, e jogos que foram inspirados em suas performances e habilidades marciais.

Bruce Lee, nascido em 27 de novembro de 1940 e falecido 20 de julho de 1973, foi um artista marcial, ator, diretor, fundador do estilo de luta Jeet Kune Do e roteirista. Nasceu em São Francisco e viveu sua infância em Hong Kong, emigrou para os EUA aos 18 anos por correr risco de morte devido a brigas e seu envolvimento com mafiosos locais em Hong Kong.
Chegando nos EUA, não foi nada fácil para Bruce Lee, o cara  teve que ganhar a vida em um restaurante como garçom e lavador de pratos, e alguns anos mais tarde conseguiu fundar a sua academia de Artes Marciais, a  Lee Jun Fan Gung Fu Institute, em Seatle, assim ele iniciou um estudo sobre diversificação de vários tipos de técnicas, criando o Jeet Kune Do, logo mais ele foi chamado para ser ator em filmes e séries de tv.
Seus filmes ganharam o mundo com sua técnica em artes marciais, com isso surgiram ótimos filmes como Way of the Dragon, Fist of Fury e Big Boss.

 

lmarshall law-4fix


Marshall Law – Tekken

 Conhecido como o Chef lutador, Marshall Law trabalha em um restaurante na Chinatown em São Francisco nos EUA, também mestre em diversos tipos de artes marciais, Marshall é amigo e rival de Paul Phoenix e ambos praticam junto. Marshall resolveu entrar no torneio Iron Fist para conseguir dinheiro o suficiente para abrir o seu próprio Dojo.

Depois do primeiro Iron First, Marshall fundou o Marshall China (Restaurante) e também o Marshall Dojo, casou-se e teve um filho chamado Forrest Law. Marshall teve o seu Dojo atacado e vários estudantes feridos, foi quando ele descobriu que Baek Doo San foi o responsável pelo ataque e o mesmo vai participar do Iron First, não deu outra, Marshall foi participar do torneio em busca de vingança e quebrar a cara do sujeito.

 

 

DOA5_Jann_Lee_Render

Jann Lee – Dead or Alive

Artista marcial de Jeet Kune Doo e também segurança, Jann Lee fez a sua estreia no primeiro Dead or Alive.
Ao longo da série o seu objetivo é se tornar o maior lutador de todos os tempos e também para provar as suas habilidades. Jan Lee fez muitos rivais ao longo da série, como Leifang, Ryu Hayabusa e Hitomi.

Sua história é bem triste, Jan Lee perdeu os pais quando novo e ficou sozinho no mundo. Ele viveu na pobreza tendo que vagar pelas ruas em busca de alimento e passou por muitas dificuldades. Para se proteger, Jan Lee aprendeu Jeet Kune Do assistindo a vários filmes de artes marciais, principalmente a filmes do Bruce Lee. No início, ele lutou apenas para saciar o sentimento da perda de seus pais, mas com o tempo ele foi lutando para adquirir técnica e com isso Jan Lee conseguiu um emprego de segurança em um clube da classe alta.

 

 

 

lawForest Law – Tekken 3

Filho de Marshall Law, Forest treinava no Dojo de seu pai para chegar no seu nível e conquistar sua admiração, porém, Forest é proibido de praticar ou de lutar fora do Dojo de Marshall (pai protetor ¬¬). Forest também prática o fabuloso estilo Jeet Kune Do e  tem como se destravar neste game o honroso traje amarelo que Bruce Lee utilizou no filme Game of Death.

Sua história começa quando Paul Phoenix, grande amigo e também rival de Marshall, resolve visitar o Dojo para treinar com Marshall, porém nesta visita Marshall está supervisionando a construção de um novo Dojo não sabendo da proibição que Marshall fez para Forest, Paul pediu para que Forest o acompanhe em alguns exercícios, no entanto, Forest nega, e Paul o encoraja a participar do torneio Iron Fist, dizendo que Forest era melhor que seu pai, levantando o ego de Forest Law levando-o a participar do torneio.

 

Kim Dragon world heroes

 

 

Kim Dragon – World Heroes

Kim é um superstar em artes marciais e fez muitos filmes. Sua fama é comparada a de cantores, mas Kim quer ser considerado um grande lutador e por isso resolve participar do torneio de World Heroes.

Kim é muito arrogante como lutador (assim como Bruce) porem ele é uma ótima pessoa, seu estilo de luta também é baseado no Jeet Kune Do de Bruce Lee, só que ele não insere tanto o estilo em suas técnicas, e demonstra mais o Whing Chun, alguns de seus movimentos também lembram vagamente Kenshiro de Hokuto no Ken. A única diferença e controvérsia é que Kim é Coreano enquanto Bruce é Chinês.

 

 

Feilong-hdstance

 

Fei Long – Street Fighter

Esse é o Bruce Lee literalmente esculpido dentro do game Street Fighter, só que com outro nome. Fei Long aparece pela primeira vez no game Super Street Fighter II The New Challengers.

Sua história é a que mais se aproxima com a história de Bruce Lee, primeiramente ele é chinês e mora em Hong Kong, começou lutando nas ruas até que um dia um diretor de cinema o viu lutando e resolveu colocá-lo como ator em filmes de ação, assim como seu ídolo Bruce Lee, Fei Long estava atuando em filmes, mas o que mais deixava ele feliz era só de saber que ele praticava o mesmo estilo de luta que Bruce. Com o tempo Fei Long foi se perguntando se era só isso que ele queria, estrelar em filmes e ser um herói nacional em Hong Kong, ele se pergunta se todo este treinamento era só para isso, então Fei Long resolve entrar no torneio mundial e enfrentar os melhores do mundo

 


Lilong-soul3art

Lin Long – Soul Edge

Lin Long é um usuário de nunchaku com lâminas e lutador do estilo Dragão Incomparável (無双龍破). Long foi contratado pelo imperador chinês da Dinastia Ming para matar o líder dos piratas e roubar a Soul Edge. No entanto, a missão seria próxima à costa japonesa. Lin Long aproveitou a localização para matar também o daimyo (senhor feudal) da região, falhando miseravelmente e quase morrendo no processo. O lutador estreia no jogo Soul Edge, é mencionado ou se torna um personagem desbloqueável já na série Soul Calibur, mas sem adições na sua história. Lin Long só volta como personagem oficial no Soul Calibur III: Arcade edition.

Talvez a maior semelhança entre Bruce Lee e Lin Long seja o nome: o nome de ator e artista marcial em mandarim é Li Xiao Long (Pequeno Dragão) e o fato de usar nunchakus como Lee, como em muitos de seus filmes. Por falar em nunchakus…

 

Sc5-maxi

Maxi – Soul Calibur

Maxi apareceu pela primeira vez em Soul Calibur, se tornando o sucessor espiritual de Lin Long, apesar de usar um estilo de luta com nunchakus diferente.

O jovem Maxi por vezes era um pirata e por outras trabalha junto do pai e do irmão mais velho no comércio marítimo da costa japonesa. Na época, já lutava usando nunchaku e era confiante demais em uma briga. Certa vez em uma viagem com o pai, encontrou outro usuário da mesma arma, mas essa com lâminas. Arrogante, Maxi desafiou o homem certo da vitória, apenas pra ser derrotado no momento seguinte por um estilo até então desconhecido. O homem se chamava Zhang Wu, nome falso que Lin Long usava. Maxi pede então que Zhang Wu o treine e então por um curto período, Maxi se torna um aluno.

Fora o nunchaku e alguns gritinhos característicos, Maxi não tem muita semelhança com Bruce Lee. No Character Creation a partir de Soul Calibur III, Maxi pode ser editado para vestir roupas parecidas com algumas usadas por Lee em seus filmes ou mesmo criar um personagem com aparência semelhante.

 

Liu Kang


Liu Kang – Mortal Kombat

Esse maluco aparece no primeiro Mortal Kombat com o visual Bruce Lee, sem contar que a alma de Bruce está nos seus gritos e nas suas voadoras.

Liu Kang é um monge Shaolin do templo da luz escolhido pelos deuses anciãos para representar a terra no torneio de Mortal Kombat, ele é treinado por uma sociedade chamada White Lotus. Liu Kang viaja com Raiden para a ilha onde ocorrerá o torneio Mortal Kombat para derrotar o feiticeiro das trevas Shang Tsung, lá ele conhece o ator e também lutador Johnny Kage que entrou neste torneio para provar que ele não é uma farsa, conhece também a oficial das forças especiais dos EUA, a tenente Sonya Blade que quer prender um criminoso bastante perigoso chamado Kano.

 

 

Sprite_dragon_chan

 

Dragon Chan – Super Punch-Out

Dragon Chan é nativo de Hong Kong (assim como Bruce), sua aparição foi no Super Punch-Out de Arcade (1985) e que depois migrou para o Super Nintendo (1994). Esse cara utiliza técnicas formidáveis de luta como chutes e voadoras. Em aparência ele é idêntico ao Bruce, porem ele tem Jackie Chan como referencia de nome, na versão de Snes ele não é só engraçado, ele também medita para recuperar as forças.

Dragon Chan é um adversário especial (Malandro também), antes do locutor fazer a sua apresentação, toca uma música oriental, ele possui dois tipos de golpes ilegais, ele dá uma sequência de 3 chutes que não é tão forte assim e efetua um chute mais concentrado que pode dar um Knock Downs.

 

Bruce Lee aparece como Boss no game D.D. Crew da Sega e claramente como boss no Double Dragon 3 (versão de arcade), Bruce Lee também fará parte do novo game, segundo a EA, para destravar Bruce, pode-se efetuar a compra na pré-venda, ou terminar no modo carreira na dificuldade pró, vejam imagens e o vídeo abaixo.

Brucegames

 

 

Se você sabe algum outro jogo que presta homenagem ao Bruce lee, compartilhe nos comentários e até a próxima, pessoal! 🙂

Fichas identificação

Anúncios

8 comentários em “As encarnações de Bruce Lee nos games

  1. Bruce Lee é uma lenda eterna, inspira pessoas e jogos até hoje. E fico triste por até hoje não existir um jogo realmente bom e descente com esse mito das artes marciais e cinema.

    Todo ano re-assisto os filmes dele, o eterno dragão !

  2. Acho que só faltou a Jam Kuradoberi que não é literalmente uma referência mas apesar do Jeet Kune Do, ela tem gritos bem parecidos e alguns golpes que lembram o velho Lee. Mas tipo, não é muito óbvio, porém reconhecível se prestar atenção. O resto é mais digamos, gritante mesmo.

    Mas que excelente matéria meu velho. Parabéns! Quero acompanhar esse material ^^

    • Obrigado Juninho 😀

      Jam Kuradoberi nunca ouvi falar mas pelo que ví nos vídeos ela realmente é…

      Sabia que o mago dos games de luta ia colocar algo em questão…

  3. Existe um jogo do bruce lee pra super nintendo que é realmente foda.. MUITO FODA!
    Dragon the bruce lee story

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: