Survival horror x Psychological horror

Fala galera, estou aqui para esclarecer uma confusão que a maioria da galera faz: confundem games de Psycho Horror com games de Survival Horror, ou a contrário, sendo que os gêneros por trazerem o tema horror e ter aquele ambiente um pouco parecido, traz a ideia de que é a mesma coisa, só que não.

Outlast

Vamos começar com Psycho horror, o meu favorito.

Games de Psycho horror são a melhor opção para você jogar sozinho de madrugada, com as luzes apagadas e de preferencia um Headset muito bom pra te deixar imerso no game.

Seguinte, Psycho horror é diferenciado não por ter criaturas sinistras e bizarras, e sim por causa dos cenários que se alteram, vou citar uma das minhas franquias favoritas: Silent Hill, que tem a neblina (a neblina em Silent Hill 1 para PlayStation foi feita para cobrir as falhas gráficas do jogo e cenário), paredes se transformam em ferrugem, carne viva e até em partes de corpos, ficando aquela coisa bizarra. Os sons do game também fazem muita diferença, como correntes arrastando, eco de seus próprios passos e barulhos estranhos como se estivesse em uma construção, que deixa o clima muito mais pesado. Você pode também notar que estes games por mais que tenham armamentos, a solução para resolver o game não é sair matando tudo não. Ao contrário do Survival horror, os combates são evitados e tem mais enigmas para resolver, misturando esses sons sinistros com lugar bizarro, criaturas cabulosas e alteração constante de cenários e ambiente. Isso é Psycho horror, isso é mexer com seu psicológico.

Exemplos de games Psycho Horror (Silent Hill, Penumbra, Amnesia, Alan Wake, Fatal Frame, Call of Cthulhu e Phantasmagoria).

Vejam alguns trailers:

 

Agora vamos para o Survival horror, esse tipo de gênero não me passa uma grama de medo, apesar de gostar muito, esse gênero é mais focado em como vai passar por tais criaturas sem gastar munição e se precisar de utilizar, o que vai ser?

Seguinte, vou pegar como exemplo Resident Evil (era para ser Biohazard, só que quando veio para o ocidente já existia uma banda com o mesmo nome, então para não dar briga na justiça, veio a ser Resident Evil). O primeiro jogo da franquia tem o ambiente com cara de mansão assombrada, só que com o percorrer da historia você começa a ver que tem tudo a ver mais com laboratórios e experimentos científicos, visto que quando você pisa na mansão a munição já é escassa, na maioria das vezes você tem que desviar de alguns zumbis que é melhor do que gastar munição. Mais pra frente tu encontra a shotgun, que é uma arma bem boa para você deitar os zumbis com apenas um tiro bem dado na cabeça, só que ao percorrer do game mesmo com armas poderosas, você fica imune novamente graças a dificuldade e a quantidade dos inimigos que é elevada ( Pessoas reclamam que não conseguem jogar RE 1 porque o comando é difícil a jogabilidade é zuada e o game é muito hard, o que particularmente acho que as pessoas estão acostumando muito com games que facilitam para o jogador, cadê o espírito Hardcore?).

Então, com esse sucesso o gênero survival horror foi classificado graças ao RE 1, o que deu um grande empurrão para o gênero. Foram surgindo novos games entre outros  já existentes, como Clock Tower, que é um game de point and click de survival horror ou um grande jogo como Alone in The Dark que é espetacular, sendo um game inspirado em um autor de horror que se chama H.P. LoveCraft. Porém com essa evolução boladona do gênero, RE progrediu para o 2 que é um bom game, entrou no clima de cidade que tem zumbis para todo lado e outras criaturas, o 3 que tem o lendário Nemesis que fica te perseguindo e eu achei muito bom só que começou a entrar na ação, o 4 que chegou para Nintendo Game Cube com uma ótima jogabilidade e um ambiente bem de seitas. Só que aí chegou o maldito RE 5 que odeio e não tem como considerar aquilo um survival horror e sim um action survival. Já o 6 conseguiu pescar o horror novamente e assim melhorando a jogabilidade, só que não buscou a essência do horror como era de origem. Devo dizer que o game Outlast realmente me surpreendeu tanto em questão de jogabilidades quanto em questão de história. Então, isso é survival horror, sobreviver e coletar recursos, economizando munição e às vezes gastando.

Exemplos de games de Survival Horror (Dead Space, Resident Evil, Obscure, Outlast, Clock Tower e Cold Fear)

Vejam alguns trailers:

 

Então galera notaram a diferença entre os gêneros? deixem a sua opinião sobre o mesmo, até a próxima, abraços.

 

Fichas identificação

Anúncios

2 comentários em “Survival horror x Psychological horror

  1. Esse Obscure 2 era um dos meus favoritos, é sempre bom ouvir falar dele. Agora, se teve jogos de Psycho Horror que me assustaram MESMO foram Siren e Fatal Frame, ambos pra Playstation 2. Arrepios só de lembrar rs

    • Ou chara, Obscure 2 é um de meus favoritos, principalmente pelo multplayer, fico feliz pelo seu depoimento cara, e obrigado 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: