Referencias de H.P. Lovecraft nos Games

HP-Lovecraft-by-Lee-Moyer

Howard Phillips Lovecraft nascido em 20 de agosto de 1890,  foi o escritor que revolucionou o gênero de Terror, atribuindo-lhe elementos de Fantasia e Ficção Científica. Sua influência foi tão grande que existem músicas de bandas famosas como Iron Maiden, Metalica, Cradle Of Filth entre outras, que homenageiam Lovecraft. Suas criações destacaram-se também no cinema,  filmes como EvilDead I e II, Necronomicon e HellBoy, nas Histórias em Quadrinhos como o nosso saudoso Conan, e finalmente,  o gênero no qual eu queria chegar, nos games, sim, nos games!  Muitos jogos são inspirados nas obras ou têm ao menos uma pitada de alguma de suas criaturas. Não acredita? Vamos conhecer alguns!

Call of Cthulhu Dark Corners of the Earth: Um game de Survivor Horror em primeira pessoa, desenvolvido por Headfirst Productions e publicado pela Bethesda Softworks, 2K Games e Ubisoftpara PC e Xbox e com a versão de PS2 cancelada.

deepone1600x1200
O jogador inicia a sua investigação apenas com um diário do detetive particular Jack Walters, que será usado como um guia, pois não há objetivos específicos ou mapas que indiquem aonde ir e o que fazer, a jogabilidade permite que o jogador assuma o controle e tenha total autonomia, explorando e investigando a seu critério.
O jogo se passa em uma mansão habitada por pessoas que fazem parte de uma seita. A mansão é invadida pela polícia sob suspeitas de rituais com sacrifícios humanos, o que provoca um confronto e trocas de tiros entre os membros da seita e os policiais. Os membros da seita são derrotados e Jack passa a explorar a mansão e tem contato com criaturas místicas, inimagináveis, ficando com a sua sanidade completamente abalada, e assim inicia-se o terror no game.

Games com referências de Lovecraft...

Games com referências de Lovecraft…

Essa influência foi efetuada em outros games como, Quest for Glory IV: Shadows of Darkness, Shadow of the Comet, Prisoner of Ice, Shadowman, Alone in the Dark, Chzo Mythos, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem, Cthulhu Saves the World, Sherlock Holmes: The Awakened, Amnesia: The Dark Descent, Dead Space, Splatterhouse, Darkness Within: In Pursuit of Loath Nolder, Penumbra, Blood, Quake…

 

ctulhu1

Castlevania Symphony of the Night.

malachi

Castlevania Symphony of the Night.


Na série Castlevania, existe uma criatura chamada Malachi que é baseado na entidade Ctulhu (criatura da imagem acima), uma espécie de dragão com tentáculos no rosto, conhecido por causar a loucura em um piscar de olhos e capaz de atos de destruição maciça. Cthulhu é um membro dos Grandes Antigos, uma raça de poderosas entidades cósmicas presas por razões desconhecidas.

b0iay
Em The Elder Scrolls V: Skyrim – Dragonborn, o Daedric Príncipe Hermaeus que mora no reino de Oblivion, é influenciado fortemente por Lovecraft.


No game SMITE que é um MOBA, Cthulhu entra para lutar contra os deuses.

Se ficou curioso sobre o autor, eu recomendo ler a obra Call of Cthullhu que é fantástica e um tanto perturbadora. Até mais galera!

Fichas identificação

Anúncios

6 comentários em “Referencias de H.P. Lovecraft nos Games

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: