Revolução na Arte dos Games: Yoshitaka Amano.

Fala galera!

Primeiramente gostaria de dizer que a ideia deste post é falarmos um pouco sobre as mentes e artistas por de trás dos games. É uma área abordada de maneira um tanto “solta” pela internet. Então, nós do SoB resolvemos explorar isso de uma maneira mais “sólida” para os leitores. Espero que gostem da matéria!

Yoshitaka Amano nascido em 28 de julho de 1952 é um artista e designer japonês. Amano nasceu na cidade de Shizuoka, e já na infância demonstrou seu fascínio e aptidão para as artes.  Com 15 anos, já estagiava numa produtora como designer e criava trabalhos como: Hutch the Honney Bee, Time Bokan, Yatta-Man e G-Force.

Nos anos 60, Amano foi apresentado a estilos que mais tarde seriam de grande influência em seus trabalhos. Entre eles, o que mais o chamou atenção foi a arte psicodélica e pop do americano Peter Max. Nos anos 70 estudou arte européia do século 19 e 20 conhecida como Art Noveau, nessa mesma época aprende também o estilo de pintura Ukyo-E (aquelas famosas pinturas de samurais e onis). No início de 80, ele se concentra nos seu primeiros trabalhos de ficção científica e fantasia, enquanto mantinha a    influência de seus trabalhos anteriores. A partir dai, ele cria seu estilo único tão conhecido nas artes da franquia  Final Fantasy. As ilustrações de Amano se tornaram inconfundíveis .

Em 1983, ele ficou responsável pelas ilustrações de Demon City Shinjuku  e Vampire Hunter D.

Em 87, Amano é apresentado a um ramo promissor:  a indústria de games. Ele entrou na Square para trabalhar no que seria o último jogo da empresa : Final Fantasy. Como sabem,  foi um boom em vendas na época e conseguiu reerguer a empresa, fazendo assim com que Amano fosse um dos principais ilustradores da franquia. O mesmo trabalhou na ilustração de todos os personagens e cenários de FF1 à FF6. Depois disso, começou a focar-se em suas exposições e outros trabalhos. Hoje, um décimo das ilustrações do jogo passam por suas mãos.

Atualmente, é responsável  por criar os logos do jogo. Todas as imagens que vemos nas aberturas dos jogos são de sua autoria.

O mais interessante é a inspiração que o mesmo tem para suas ilustrações: música. È isso mesmo. O artista diz :

“Quando eu trabalho, só as minhas mãos e os meus olhos estão trabalhando. Meus ouvidos estão livres, então estou sempre ouvindo música.”

Além da evolução tecnológica , a Square diz que a relação entre o trabalho do artista e a percepção dos jogadores mudaram. Antes, como os personagens eram feitos em pixel art, as pessoas precisavam imaginar como eram os personagens de uma maneira mais realista. Com a vinda do 3D, seus desenhos podem ser reproduzidos nos mínimos detalhes. Entre estes desenhos os que são seus preferidos são os da personagem Terra, a protagonista de FF6.

Ele também trabalhou em conjunto com o escritor e roteirista Neil Gaiman, nas ilustrações de Sandman: Caçadores de sonhos.

O velhinho de 61 anos não usa Twitter, não está no Facebook e só dia desses aprendeu mexer em telefone celular. Continua realizando exposições de seus trabalhos em todo o mundo e esteve tempos atrás no Brasil (2012) trazendo uma de suas exposições. Nelas estavam os desenhos originais de Final Fantasy e Vampire Hunter D.

Esperamos que continue realizando o maravilhoso trabalho nas séries de FF e nos seus demais trabalhos. Confesso que sou fã de sua arte e de estilo de vida “livre” para absorver conhecimento e inspiração. E é com uma dessas imagens magnificas que me despeço de vocês galera!

See you soon guys!

Fichas identificação luiz

Anúncios

2 comentários em “Revolução na Arte dos Games: Yoshitaka Amano.

  1. O sandman dele é incrivél mesmo!
    Se tiver a chance, adquira este livro pois é incrível denise!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: