Alguns dos primeiros games de corrida

Olá, folks!

Bem, você já notou caro leitor, que nossa página segue uma linha um tanto quanto diferenciada, em se tratando de categorias de games, não é? Temos os amantes das novidades, aqueles que estão ligadíssimos nas maiores novidades do mundo gamer, e temos também os nostálgicos, os quais publicam os clássicos que eu chamo carinhosamente de “sessão vintage”.

E eu sou simpatizante do Gold, aquele clássico querido que faz a gente soltar um sorrisinho de nostalgia. – Nó! Bons tempos, champz!

E eu adoro escrever sobre o COMEÇO das coisas, e esta matéria será sobre um gênero que muito me atrai: CORRIDA.

Não, eu não sou a única que adora um game de corrida, O MUNDO INTEIRO ADORA, exatamente por isso foram criados mais de 2000 (dois mil) games de corrida! (e isso só Jogos de Corrida de “carros”, hein?)

Bem, como nossa lista de jogos de corrida é IMENSA, ficaria demasiado extenso citar um por um, uma vez que o intuito é mostrar como tudo começou, então vamos conhecer alguns dos primeiros jogos desse gênero tão querido e torcer por futuros Reviews, aqui no Sons Of Bit, dos grandes queridinhos dos jogos de corrida!!!

Back to 70’s…

Em 1970 a Atari lançou o Space Race.

Não, você não conduz um carro, mas conduz “algo” e é aqui que temos a primeira visão e noção de um jogo de corrida.

Um jogo em que os players controlavam espaçonaves em uma corrida espacial (oh, really?) em meio a meteoros e cometas. Joguinho de dois players, em preto e branco, em que se utilizava two-way-joystick (esquerda e direita).
Em 1974 já vamos entrar na linha dos jogos de corrida com carros.

O Gran Trak 10 foi um dos primeiros jogos de vídeo de condução criado pela Atari e lançado para máquinas de arcade em preto e branco.
Nesse jogo o player é o único na pista e precisa conduzir o seu veículo e correr contra o tempo para acumular pontos.

O jogo só permite um jogador (single player)

Em 1976 foi lançado o Night Driver, também um jogo arcade, em primeira pessoa, desenvolvido por Ted Michon, licenciado pela Atari, e considerado o primeiro jogo publicado com gráficos em primeira pessoa.

Nesse jogo o player controla um carro que deve ser conduzido por uma estrada à noite, e o trajeto da prova era indicado por luzes nas laterais da pista. O jogo contava com três dificuldades que poderiam ser escolhidas pelos players: Novice, Pro e Expert, e no decorrer do jogo a estrada fica cada vez mais estreita e sinuosa.

https://www.youtube.com/watch?v=g8T3Few4qAA

Em 1977 a Atari desenvolveu o Indy 500.

O jogo foi um dos nove títulos oferecidos quando o Atari 2600 foi lançado, mas não houve muita mudança na jogabilidade.

Indy 500 contava com os modos single e multiplayer, e cada jogador controlava um carro e precisava evitar ter o seu atingido pelo outro jogador na modalidade Tag, correr contra o tempo na modalidade Standardized Racing Games, bater no carro do oponente ou contra um bot para ganhar pontos no modo Crash and Score, e se aventurar no Ice Race, que é um modo parecido com o Standardized, porém com um percurso mais difícil, pelo fato de a pista ser coberta por gelo.

 

Bom, não falarei sobre a qualidade gráfica e mecânica dos games, porque trato aqui, dos pioneiros do gênero citado, mas é claro que é uma vertente cada vez mais explorada e hoje contamos com jogos magníficos que estão cada vez mais reais, absurdamente reais!!!

É óbvio também que existem muitos clássicos queridos e franquias que fizeram parte da formação dos games de corrida (sim, eu sei que você está pensando em Top Gear, amor de toda vida), mas com certeza, num futuro próximo, exploraremos muitos deles aqui, então é só aguardar. xD

No mais, divirtam-se com a sessão vintage Arcade de hoje.

Até mais!

 

Stephanie

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: