Survivor MMO – O crescimendo do gênero

Com o surgimento do mod DayZ de ARMA II, criado por Dean “Rocket” Hall (sem falar é claro da onda de gameplays no Youtube), o gênero de sobrevivência em mundo aberto ganhou forma e enormes proporções. É difícil especificar uma data exata do surgimento do gênero, porém, o mesmo tomou grande avanço no universo gamer atual.

Logo oficial do DayZ

 

Com a fama a qual obteve o DayZ Mod, outras empresas fizeram suas apostas no gênero Survival (sendo que grande parte focou em sobrevivência no apocalipse zumbi como DayZ Mod). Dentre os jogos criados no gênero, se destacam: Infestation Survivor Stories (chamado anteriormente de The War Z), Nether, State of Decay, Rust, DayZ Standalone, The Forest e o mais recente, Unturned (que apesar de sua baixa qualidade gráfica, apresenta mecânicas muito bem desenvolvidas).

Comparação entre o DayZ Mod e DayZ Standalone

Alguns dos jogos do gênero apresentam seu foco no estilo Sandbox como The Forest e State of Decay, em que não há a necessidade de contato direto com outros jogadores, logo, seu maior objetivo é sobreviver contra o ambiente do jogo. Já nos outros jogos como Infestation, Nether, Rust, DayZ, além do ambiente, você precisa se preocupar com outros jogadores, se os mesmo possuem intenções assassinas ou possuem um estilo de jogo mais focado em sobreviver ao invés de matar. Mas o que leva ao jogador apreciar tal gênero de jogo? A possibilidade de simular um ambiente pós-apocalíptico, resistir a hordas de zumbis e outras criaturas, além de viver em constante receio de ser atacado por outros sobreviventes?

Infestation Survivor Stories quando ainda era conhecido por War Z no período Alpha

A explicação para tal fama leva-se em conta o diferencial de jogo que o gênero Survival apresenta. Em um universo gamer saturado por jogos de FPS, o gênero trouxe uma inovação: a de proporcionar ao jogador autonomia para usufruir do ambiente que o jogo lhe proporciona, e adquirir experiência e ferramentas necessárias, não somente iniciar uma partida com todo o equipamento em mãos. Vasculhar casas e construções a procura de armas, munição e alimento, pensar duas vezes antes de entrar em contato com outro jogador, formar estratégias para evitar ou eliminar inimigos (em grupo ou individual), tudo isso em um mundo aberto multiplayer, criando de forma exuberante toda a sensação de mundo pós-apocalíptico.

 

Apesar dos gráficos, Unturned representa muito bem o apocalipse zumbi

 

Muitos comentários que surgem no Greenlight da Steam ou nos fórums dos jogos de sobrevivência tendem a questionar se o gênero já está saturado, sendo que até mesmo o Greenlight recebe diversos projetos de jogos de sobrevivência (onde alguns conseguiram alcançar a possibilidade de venda, como 7 Days to Die e Project Zomboid), porém, empresas como a Sony contrariam essas afirmações.

Project Zomboid, jogo de sobrevivência com câmera isométrica

 

Um novo Survivor MMO já possui nome e está destinado a ser lançado em 2014: O H1Z1, desenvolvido pela Sony para as plataformas PC e PS4, foi inicialmente anunciado em Abril de 2014 o jogo tende a enfatizar a cooperação multiplayer e a sobrevivência a zumbis através de trabalho de equipe (o que a meu ver não funciona tão bem, sendo que os jogadores não conseguem segurar sua sede de sangue por jogadores alheios). H1Z1 tende a trazer o mesmo ambiente dos jogos citados do gênero, porém melhorando as mecânicas de jogo e proporcionando acesso gratuito aos jogadores (uma vez que o mesmo trata-se de um MMO Free to Play e os desenvolvedores informaram a possível existência de micro-transações ou um outro sistema de monetização ainda não definido).

Uma das primeiras imagens de H1Z1 disponibilizadas pela Sony

 

Para aqueles que ainda não jogaram nenhum dos jogos citados, recomendo testarem Unturned e se a carteira permitir, confiram os outros jogos que podem ser encontrados na Steam.

Mais detalhes sobre o futuro lançamento H1Z1 podem ser encontrados na página do jogo em: https://www.h1z1.com/home

Fichas identificaçãoKENSHI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: