Quantic Dream e a arte de criar filmes interativos

Estúdio criado em 1997 por David Cage, ganhou ao longo dos anos reconhecimento internacional por sua contribuição para a narração interativa em jogos, considerado um dos estúdios preferenciais para captura de expressões faciais em 3 dimensões para criação de 3D em tempo real, contratando atores para que sejam captadas suas expressões faciais e acrescentadas aos games realismo virtual ao longo de 14 anos. Pisando na parte de desenvolvimento de jogos, a Quantic Dream trabalhou com diversas empresas, incluindo Eidos, Vivendi Universal Games, Microsoft Games Studios, Atari e Sony Computer Entertainment.

Omikron - The Nomad Soul (Eidos Interactive) [NTSC-U]

Trailer do game Omikron: The Nomad Soul

 

Inicialmente a empresa fez o game Omikron: The Nomad Soul, um jogo adventure com gráficos 3D que tem uma ambientação cyberpunk. O game foi publicado pela Eidos Interactive em 1 de novembro de 1999 para PC e em 22 junho de 2000 para o aclamado Sega DreamCast e conta com a participação do artista David Bowie na trilha sonora.

Indigo Prophecy (também conhecido como Fahrenheit), um jogo estilo adventure e suspense desenvolvido pela empresa e com apoio de distribuição da Atari. O game se passa na cidade de New York que está em alerta por conta de uma series de assassinatos inexplicados, mortes ocorrem de formas estranhas, pessoas normais entram em algum certo tipo de hipnose ou são manipulados via alguma droga que faz proporcionar assassinatos em locais públicos. Você assume o controle de Lucas (meu xará *-*), um dos assassinos supostamente hipnotizados que tem que fugir da polícia e ir em busca de respostas. O game vendeu cerda de 800 mil cópias desde de Setembro de 2005. A partir de 2006 a empresa trabalhou com a Sony para desenvolver jogos para o sistema Playstation.

indigo

Trailer do game Indigo Prophecy

Detalhe que as gravações são feitas com mais de 74 câmeras Vicon T160 (lembrando que a resolução desta câmera é de 16 megapixels, podem captar os menores movimentos com 120 fps, as opções de lentes são 15,5mm, 18mm e 35mm) e que são posicionadas estrategicamente para captar qualquer movimento dos atores em 3D.

VYvMJ92Cn14

bmUploads_2013-03-01_1590_wda_epa_20-1200x520

Para que você possa ter uma ideia de como são filmadas as cenas e passadas para os lindos gráficos remodelados, assista o vídeo abaixo.

heavyrain

O primeiro título deste contrato com a Sony é o aclamado Heavy Rain, um trilher psicológico investigativo com uma ambientação noir, o game provoca uma imersão muito grande no jogador, que tem cerca de 4 dias para encontrar o suposto Assassino do Origami. Bem, Origami porque quando ele rapta a vítima deixa diversos origamis de animais e objetos sendo que a investigação de todos é fundamental para se encontrar o assassino. O game foi lançado em 2010 e chamou a atenção de muitos críticos por ter uma história envolvente e gráficos lindos, o mesmo vendeu cerca de 2 milhões de cópias.

Kara, uma demonstração do potencial gráfico do PlayStation 3 e todo uma técnica desenvolvida pela Quantic Dream. O vídeo mostra a construção de uma androide chamada Kara que foi criada para ajudar os seres humanos e do nada desenvolve emoções muito humanas. O que destaca neste vídeo é que o mesmo é renderizado em tempo real no console, e são impressionantes as expressões faciais. Para isso, a atriz professional Valorie Curry teve seus trejeitos utilizados usando o método desenvolvido pela Quantic Dream.

Beyond-TwoSouls_1-600x300

Lançado em 8 de Outubro de 2013 Beyond: Two Souls foi um dos games que mostraram o verdadeiro poder do PlayStation 3, com gráficos incríveis e um excelente narrativa fez com que tivesse uma média de 1,5 milhões de copias vendidas, mas não só isso fez com que a venda alavancasse. Com a participação da gloriosa Ellen Page e o renomado Willem Dafoe, Beyound: Two Souls fez história e ainda faz com seus suspense e uma reviravolta psicológica.

Você assume o controle de Jodie (Ellen Page) que nasceu ligada a uma entidade chama Aiden que você também pode controlar e atravessar paredes com a entidade e assustar as pessoas ao seu redor, ao decorrer da história (que não é nada pequena porque mostra os 15 anos de vida da garota) você vai descobrindo mais sobre as entidades e porque algumas delas estão ligadas a este mundo. É simplesmente uma aventura fantástica com muito mistério e ação.

Atualmente a empresa se encontra trabalhando em alguns projetos para o PlayStation 4.

E é isso pessoal, caso queiram saber mais sobre a Quantic Dream acessem o site, e vale muito a pena jogar os games, mas você só tem que tomar cuidado com a tendinite que pode dar por causa dos movimentos que você tem que fazer durante o jogo.

See you 😉

Anúncios

2 comentários em “Quantic Dream e a arte de criar filmes interativos

  1. Quando eu joguei o Indigo Prophecy, minha mente simplesmente explodiu. O jogo era foda, cheio de escolhas que realmente impactavam o final, e tinha MILHARES de maneiras de se resolver as coisas em questão, potencial demonstrado logo no ínicio do jogo, onde tu podia fugir do bar onde acontecia o assassinato, deixar o policial te pegar, e tantos outros etc. Pulei o Heavy Rain, mas agora to jogando o Beyond Two Souls, e meu, que jogo fantástico, embora sofra por uma certa … linearidade, o resto todo é impecável. Faltou citar o Shenmue do Dreamcast, que tinha um monte de semelhanças com esse estilo \o
    Muito bom o artigo.

    • Nossa chara, muito obrigado por sua prosa, Shenmue é simplesmente foda, um jogo muito afrente do seu tempo 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: