Os grandes jogos e as pequenas coisas

O orçamento dos games lançados na última década já é semelhante ao das grandes produções do cinema de Hollywood. Grandes investimentos são realizados neste mercado cada vez mais competitivo e crescente. Como resultado, temos jogos incríveis com cenários cinematográficos.

Muitas vezes, os resultados superam as expectativas do público, que se torna cada vez mais exigente com qualidade, não somente gráfica dos jogos. Elementos de grande importância nos dias de hoje são a taxa de frames por segundo e a resolução da imagem, porém o enredo, a música, a jogabilidade e a criatividade ainda fazem parte dos ingredientes para um game de sucesso.

Tomando Destiny como exemplo, observamos que trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG, cujos antagonistas são alienígenas pilhadores de planetas. O cenário é pós-apocalíptico e bastante rico em detalhes, como esta estação de metrô que pode ser encontrada no planeta Marte.

https://www.flickr.com/photos/124881065@N06/16754450356

Além dos elementos cruciais para um bom jogo, muitas coisas ainda passam despercebidas pelos jogadores. Detalhes que não costumam aparecer nos reviews de games como esta imagem:

2

Trata-se de uma base lunar japonesa que fora atacada muitos anos antes da história de Destiny acontecer. O crânio do jogador aparece pela rachadura do capacete, dando uma pista do que pode ter causado a sua morte. Em Metroid Prime 2 também existem corpos de soldados jogados pelo cenário que podem ser ignorados, mas muitos detalhes da história podem ser extraídos das informações que eles contém. http://metroid.wikia.com/wiki/GSGT_C._Benet

Uma cena um pouco mais comovente é a desse casal de esqueletos que jaz em uma das instalações venusianas.

3

Segundo a história, Vênus era uma colônia próspera e agradável antes de ser atacada. Pela posição em que os corpos foram encontrados, pode-se pensar no horror e no desespero dos habitantes ao se depararem com uma invasão agressiva e hostil.

Já no planeta Terra, temos este trabalhador russo cuja última tarefa fora observar esses monitores.

4

Muitas pessoas concluem o jogo sem saber que no final desta missão os computadores são religados mostrando a imagem de Marte, Vênus e Lua, pra onde o jogador embarcará nas próximas fases.

Outro detalhe interessante é o painel do Sparrow, que é o veículo utilizado para se locomover na superfície. Quando o jogador utiliza este meio de transporte, a câmera muda para a visão de terceira pessoa, fazendo com que estes mostradores passem despercebidos.

5

As miras das armas também são muito bem elaboradas diversificadas. Esta imagem mostra o rosto de um alienígena Dreg através das lentes da sniper “The Supremacy” (http://destiny.wikia.com/wiki/The_Supremacy).

6

Além de cadáveres e alienígenas asquerosos, Destiny possui uma natureza rica com uma variedade de animais tais como borboletas, libélulas, pássaros e vagalumes.

9

Nesta imagem temos um dente de leão.

7

Um crisântemo alienígena.

8

Simpáticas borboletas.

10

Esta linda árvore escalável, cujas folhas criam um efeito de luz maravilhoso de se ver.

11

E que tal jogar uma pelada com os amigos? Esta bola de futebol pode ser chutada pelos jogadores que se divertem entre uma missão e outra.

11,5

Destiny sem dúvida possui um cenário muito caprichado e artístico. O céu de cada mundo é diferente, sendo que todos tem mudança de tempo de dia para a noite. Em Vênus há chuva de meteoros, na Terra tem aurora boreal e da Lua você pode ver a rotação da Terra.

12

Além disso, o jogo conta com cenários únicos, como esta sala do trono que pertence a um dos chefes de fase.

13

E é claro que existem outros jogos onde podemos encontrar esses cenários, veja esse parquinho encontrado no Infamous Second Son e Infamous First Light:

14

O jogo The Legend of Zelda Wind Waker também é recheado de detalhes notáveis, como essas fadinhas assustadoras que “enfeitam” este ambiente:

15

Ainda em Wind Waker, vemos este detalhe do céu noturno, que contém nada menos que constelações reais. Sniper Elite III também possui um céu noturno realista.

16

Em Sonic Lost World essas simpáticas ovelhinhas perdem o pelo quando atingidas.

17

E o que seria de Super Metroid sem aquelas simpáticas criaturinhas (dachoras e etecoons) que ensinam algumas habilidades para a heroína Samus Aran?

18

Alguns detalhes vêm em forma de referências externas, como é o caso deste painel em Watch Dogs. Caso você não saiba o que significa “Over 9000”, recomendo uma breve pesquisa no Google 😉

19

E para finalizar, um jogo tão cheio de detalhes que é impossível descrever todos em uma única postagem. Quem jogou Animal Crossing sabe da complexidade desta franquia. Na imagem abaixo, a personagem pula de um penhasco em direção ao mar. Penhascos são lugares intransponíveis exceto se você estiver usando um traje de banho. Isso é algo que o jogador só descobre tentando fazer, e algumas vezes acaba nunca descobrindo.

20

A conclusão que se pode tirar disso tudo é que pode se zerar um game e mesmo assim muitas coisas ficarem para trás. Coisas que vão aparecer nas rodas de conversas com os amigos sobre determinado jogo e que certamente farão com que o jogador  tenha vontade de jogar tal título novamente.

E você? Qual foi o pequeno detalhe mais interessante que encontrou em um game?

Fichas identificação

Anúncios

2 comentários em “Os grandes jogos e as pequenas coisas

  1. Sou nintendista desde sempre, acompanho Metroid a partir do 2 de gameboy, porem as riquezas de detalhes do Super Metroid é algo encantador, ainda mais para uma pessoa como eu que estuda arquitetura, os pequenos detalhes são os mais importantes, gostei muito da forma em que você construiu essa matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: