O Cyberpunk nosso de cada dia

Aos amantes da cultura Cyberpunk, venho trazer esta matéria explicando um pouco sobre o que é  cyberpunk e falar de alguns jogos que se passam dentro deste universo.

A temática Cyberpunk se baseia em um futuro em que exista um alto desenvolvimento tecnológico e a qualidade de vida bem baixa, também devemos destacar conflitos políticos e religiosos, grupos que são favoráveis ao desenvolvimento tecnológico e que querem acrescentar isso nos humanos, dando mais tempo de vida ou até vida eterna, e outros grupos que são contra esse desenvolvimento tecnológico e que pensam que a humanidade não deve explorar o campo da vida eterna, pois contraria as leis de Deus.

omededvpfyxxqp45ci5m

Antes de começar a falar sobre conflitos políticos, científicos e religiosos, vamos falar da ambientação, ou melhor destacar o cotidiano, cores, estilos e iluminação.

c1cggqkvuwxmiactfd79

Referente a cores utilizadas, normalmente a população, que vive dentro do sistema e que sempre segue as ordens, eles se vestem de cores mortas, como cinza, preto e branco, policiais utilizam a cor azul, mas não aquele azul vivo, um azul com uma tonalidade escura, já o exercito não tem nada de camuflado, o mesmo utiliza em vários games cyberpunk a tonalidade verde escura e por ultimo as forças especiais, swat e etc, sempre utilizam da cor preta e vermelha, mas o vermelho vem sempre em detalhes, sempre dando enfase em pequenos detalhes nas roupas. Agora o colorido, sempre é utilizado por pessoas que não se encaixam nesse sistema, normalmente são pessoas que são algum tipo de combatente, traficantes, bandidos ou haker´s descolados(haker é um personagem muito comum em qualquer filme, jogo,hq ou livro que envolva o universo cyberpunk).

deusexhr-004-sized

A iluminação ambiental é um elemento forte, não é aquela iluminação que alcança todos os cantos do cenário, é uma iluminação baixa, que tende a deixa o ambiente mais obscuro,  podendo ser neon, destacando cores, como vermelho, azul, amarela e branca. A iluminação também são utilizadas em trajes e roupas, dando aquele estilo (acaba que entrega a localização do tipo; olaaaa estou aqui, ta me vendo?)

vrprmr9gs3axcjy42otv

Outro elemento que devo destacar é a mistura de culturas, onde existem pessoas de culturas como japonês, chines, alemão, entre outras culturas. Acaba que não se identifica o tipo de cultura predominante no local. Sempre tudo tão bagunçado, ruas estreitas ou muito escuras, sempre com acumulo de sucatas em cantos ou lugares abandonados.

byonvlnl1jgfaryrc13m

Deus Ex Humam Revolution

Devo destacar um game que joguei, repeti e joguei a dlc, Deus Ex Human Revolution envolve contextos políticos, sociais, religiosos e corporativos. O jogar toma controle de Adam Jensen, contratado como chefe de segurança da empresa Sarif, uma empresa que trabalha com implantes cibernéticos em humanos, podendo dar atributos sobre humanos como resistência corporal, saltos, aumento do reflexo, visão e audição mais aguçada. Após acontecer um atentado terrorista na industria onde Jensen trabalha, o mesmo ferido fatalmente, tendo falência de seus braços e quase perdendo a vida, graças a implantes cibernéticos que Jensen consegue ser salvo, após ser transformado em um Ciborgue, Jensen começa a fazer trabalhos para a empresa Sarif e a se envolver em um mundo que o mesmo terá que fazer escolhas difíceis, e é aí que começa a imersão.

Deus Ex Human Revolution apesar de ser um jogo, faz com que o jogador tome entendimento de manipulação governamental, corporativa e religiosa, fazendo com que o mesmo seja forçado a escolher um caminho que na maioria das vezes nunca é o correto, mas escolher apoiar um sistema corporativo, governamental ou uma causa rebelde faz toda a diferença para a conclusão do game.

sxyyoqccjeptfq1v1exz

Conflitos

  • Para muitos, inclusive para a religião, estender a vida ou até adquirir a vida eterna, pode causar a ira de Deus, e também quebrar uma das maiores regras da vida que é a morte, os conflitos religiosos no universo cyberpunk tem sempre como enfase esse tipo de discussão que sempre toma caminho de atentados ou manipulação de massa abusando de promessas religiosas como entrar para o paraíso ou até da purificação da alma.
  • Os conflitos  corporativos são sempre em pró dos lucros e da famosa corrida tecnológica, normalmente empresas sabotando uma as outras secretamente, envolvendo nomes terroristas e rebeldes quando provocam um atendado a empresa rival, sempre ocorrendo disputas de qual empresa está na frente da outra, passando por cima até das leis sociais, como sequestro de pessoas para tornar as mesmas ratos experimentos de laboratório para o benefício da corporação.
  • Os conflitos governamentais sempre tem algum tipo de envolvimento com as corporações, porque quando se envolve dinheiro o controle é quase absoluto. Normalmente a manipulação de milícias contra os cidadãos protestantes e rebeldes. Lucros com impostos e desenvolvimento de tecnologia sempre são bem visto pelo governo, as vezes deixam passar fatores como utilizar pessoas como experimentos científicos e até importação de produtos ilegais.

rwzntansikepb8ppfzxi

Abaixo vou deixar uma lista de bons jogos e bons filmes para que possam assistir e entender mais um pouco sobre essa cultura que vem crescendo mais e mais no mundo dos jogos.

Lista de jogos com a temática Cyberpunk

  • Remember Me
  • Shadow Run (Versões do Mega Drive e Snes diferem)
  • Deus Ex (Todos os títulos)
  • Transistor
  • Ubermosh
  • Syndicate
  • Ninja Warriors
  • Farcry 3 Blood Dragon
  • Policenauts
  • Omikron The Nomad Soul

Lista de Filmes para assistir

  • Blade Runner
  • Escape From LA
  • The girl with the dragon tattoo
  • Dredd
  • Ghost in the Shell
  • Tron
  • Aeon Flux
  • Ultra Violet
  • The Fifth Element
  • Elysium

Um game que saiu um Teaser a 2 anos que me deixou com uma expectativa bem alta, foi Cyberpunk 2077, a expectativa é muito grande sabendo que esta sendo desenvolvido pelos mesmos criadores de The Witcher. Fiquem com esse trailer fantástico.

Espero que tenha ajudado a compreender o que é Cyberpunk e quais são seus principais elementos. See you 😉

Fichas identificação

Anúncios

3 comentários em “O Cyberpunk nosso de cada dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: