Splatoon: Stay Fresh!

Olá pessoal! Meu nome é Rayara e essa é a primeira vez que escrevo para o Sons of Bit.
Devo aparecer aqui algumas vezes para falar principalmente de algum jogo que eu esteja aficionada no momento (a maioria provavelmente de Wii U, que é meu console atual).

E hoje vou começar pelo meu vício mais recente e o único jogo de tiro que eu já me apaixonei na vida: Splatoon.

 

UM APANHADO GERAL SOBRE O JOGO:

Inkling Girl na praça principal.

Inkling Girl na praça principal.

Splatoon é um jogo em terceira pessoa, jogado em times de 4 pessoas (no modo online) em que o objetivo principal é que o campo, ao final da partida, tenha a maior parte dele coberta pela tinta de sua cor.

Para isso, existe uma vasta gama de armas a serem escolhidas. Desde armas “comuns”, até rolos, e pinceis gigantes (e a partir da próxima atualização, baldes. É, você vai poder jogar tinta no campo e inimigos usando um balde).

Bucket, nova arma disponível no jogo.

Bucket, nova arma disponível no jogo.

Os dois personagens jogáveis são as Inkling Girls e Inkling Boys. Uma coisa bacana sobre os personagens: você pode vestir eles da maneira que quiser. Existem lojas na praça principal em que se pode comprar blusas/sapatos/acessórios de cabeça e cada peça de roupa tem slots que são upados durante as Turf War e recebem gears que auxiliam durante as jogatinas, como defesa, ataque, etcs.

Os Inklings podem se transformar em seres humanoides e em lulas. Durante o jogo, podem nadar sob a tinta de sua cor. Um detalhe importante é que você só pode nadar ou andar em sua tinta, a tinta inimiga te causa dano, e ao ser atingido por ela você é “Splatado” e renasce no início do campo.

Um pouco sobre a jogabilidade: Você pode jogar utilizando o sensor de movimento do pad do WII U (que é minha maneira preferida de jogar) e também pode jogar com a mira nos botões analógicos. O sistema é bem simples, ZR atira, R são bombas/minas/seekers, depende muito da arma que você escolhe, e ao pressionar o analógico direito você tem o especial da arma.

Falando sobre as armas, como já comentei, existem várias que podem ser escolhidas, cada uma possui status/sub armas e especiais diferentes das outras, vantagens e desvantagens.

 

Exemplo de arma: Inkbrush. E ao lado é possível ver vários outros tipos.

Exemplo de arma: Inkbrush. E ao lado é possível ver vários outros tipos.

São três tipos básicos: shooters, rollers, chargers. As shooters são as armas de tiro rápido, algumas são boas em longa distância, outras em curta e podem descarregar bem rápido também. Os rollers são os rolos e pincéis, que só são eficientes em curta distância, e as charges são as de longo alcance. Os campos, inclusive, costumam interferir na eficiência de uma arma. O chamado Moray Towers, por exemplo, é um ótimo campo para rolller, como você pode perceber pela imagem abaixo.

Mapa: Moray Towers

Mapa: Moray Towers

Há sempre quatro campos dentro da rotação, dois para a Turf War comum, e dois para as batalhas de Ranked.

Na Turf War, você ganha por pintar mais o campo que o inimigo e o level máximo que você pode alcançar atualmente é 20. Dentro das Ranked, existem duas maneiras de jogo: Splat Zones e Tower Control.

Splat Zones: Existe um contador de 100 segundos e o time que conseguir manter a área delimitada por mais tempo com sua cor ganha.

Tower Control: É como um rouba bandeira. O time que tiver um representante acima da torre garante com que ela se direcione até a marca delimitada no campo inimigo e vence.

Ranked: Tower Control.

Ranked: Tower Control.

Dentro das partidas de Ranked, quando você ganha recebe 15 pontos e quando perde, perde também 10 pontos. Até essa semana haviam os ranks C-/C/C+, B-/B/B+, A-/A/A+. A partir de hoje, estarão liberados dois novos, S e S+ e o level máximo da Turf War será elevado de 20 para 50.

MODO HISTÓRIA:

Fase do modo história.

Fase do modo história.

O jogo no modo história é bem curtinho e seus inimigos são polvos. Existem 5 mundos dentro do Octo Valley, que é onde a história se desenrola. Dentro de cada mundo tem entre 4 ou 6 fases e em cada fase você recupera um Zapfish, que é uma espécie de peixe elétrico. Dentro do modo história você conhece as Octolings que são o equivalente humanoide de polvos, e se parecem muito com as Inklings, sendo a única diferença o cabelo.

 

 

Octolings.

Octolings.

São 27 fases no total, e nenhuma é igual a outra. Todas as fases tem estruturas diferentes uma da outra, entre plataformas móveis ou invisíveis, inimigos ocultos, esponjas flutuantes ou blocos que mudam de lugar, o que torna as fases bem divertidas e não deixam o jogo cair na repetição. Inclusive, o chefe final do jogo reúne elementos de todas as fases anteriores e é um dos melhores que eu já vi na vida. Passei muita raiva mas ao mesmo tempo me diverti muito com a personalidade dele e suas provocações.

DJ Octavio.

DJ Octavio.

 

SPLATFEST:

Praça Principal durante as 24 horas do Splatfest.

Praça Principal durante as 24 horas do Splatfest.

É um evento que atualmente está ocorrendo mais ou menos a cada duas semanas. São 24 horas de Turf War entre os dois times adversários da vez, com três campos na rotação. A praça principal vira um verdadeiro festival de música e dança, regido pelas Squid Sisters (duas cantoras/apresentadoras) Callie e Marie. Cada Splatfest tem um tema, os últimos aqui nas Américas foram Cat x Dog, RollerCoaster x WaterSlide e agora Marshmallow x Hot Dog. Cada um pode escolher um time, recebe uma camiseta do evento e durante essas 24 horas batalha para subir seu título no evento (Fanboy-Fangirl/Fiend/Defender/Champion/King-Queen) e também para levar seu time à vitória.

 

 

Callie e Marie.

Callie e Marie.

 

BÔNUS:

Deixo com vocês a melhor música do jogo:

https://www.youtube.com/watch?v=k4k1NdUEUP4

 

Staaaay Fresh!

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Splatoon: Stay Fresh!

  1. Boa escolha de jogo para seu primeiro texto, ficou muito bom mas só gostaria de comentar um trecho :

    “Dentro das partidas de Ranked, quando você ganha recebe 15 pontos e quando perde, perde também 10 pontos.”

    Na verdade esse valor varia de acordo com o seu rank. Atualmente sou B- e ganho entre 8 a 10 pontos se não me engano.

    Staay fresh! o/

    • Realmente eu me esqueci desse detalhe. É que eu raramente jogo Ranked, só quando é Tower Control hahaha e só agora que consegui pegar B –
      Obrigada pelo toque! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: